Falecimento do Pastor-presidente da Assembleia de Deus - Templo Central

Partiu para estar com o Senhor as 23h da última quarta feira, 02 de Junho de 2010, o querido pastor Sebastião Mendes Pereira, mais conhecido como pastor Bastos. Aos 89 anos pastor Bastos era o Presidente da COMEADEC, Convenção dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus no Estado do Ceará e Presidente da AD em Fortaleza, Ministério Templo Central.


Estive presente nessa ultima sexta-feira dia 04 de maio, acompanhando o enterro do Pastor Bastos, pastor-presidente da Assembléia de Deus – Templo Central, seu corpo foi velado no templo sede da Rua Teresa Cristina 673 centro – fortaleza-ce, o corpo seguiu em cortejo no carro do corpo de bombeiros ate o cemitério parque da paz. Esteve presente Grandes lideranças de igrejas locais e de outros estados, representantes da CGABD da CPAD, ônibus de igrejas ADs de outros ministérios como a presença do Pastor-presidente da Assembléia de Deus Canaã Jecer Goes Ferreira , Pastor-presidente da Assembléia de Deus Bela vista Apostolo Jose Teixeira Rego Neto que também esteve no templo sede dando uma palavra de conforto para os familiares do Pasto Bastos e membros da igreja. O sepultamento terminou por volta das 18h.

Biografia do Pastor Sebastião Mendes Pereira (Pastor Bastos)

O nosso irmão nasceu no dia 03 de maio de 1921, na praia de Iracema em Fortaleza, sendo seus pais, Abel Mendes Pereira e Francisca Barbosa Pereira; tinha 15 anos de idade quando através de um tio que era evangélico, chegou em suas mãos um exemplar de novo testamento, que foi lido avidamente de Mateus a Apocalipse, leitura esta que deixou no jovem intenso desejo pela leitura de toda a bíblia. Certo dia ao passar pelo mercado central viu um cidadão vendendo bíblias, comprou uma por cinco mil réis, lendo-a em um pequeno espaço de tempo, convertendo-se à Cristo pela leitura deste maravilhoso livro.
Como nunca assistira a um culto evangélico, foi convidado por seu tio Vicente Marcelino Pereira para ir A Igreja Evangélica Assembleia de Deus na Rua Teresa Cristina, 673 no dia 10 de Abril de 1938, culto que foi dirigido pelo Pastor Jose Teixeira Rego, tendo como pregador oficial o missionário Orlando Boyer que discorreu sobre o Salmo 1º. Feito o apelo pelo Pastor Teixeira Rego, o nosso irmão Bastos que não tinha dezessete anos, aceitou publicamente ao senhor Jesus como salvador pessoal de sua vida.
Ao voltar para casa encontrou seu pai sumamente irado, pois sabia que o filho agora era crente, e o mesmo procurou surrá-lo e pô-lo fora de casa, passando nosso irmão Bastos por muitos sofrimentos e provações, mas com muita humildade e resignação a tudo suportou, orando intensamente por seus pais, os quais renderam suas vidas a Cristo um ano Depois.
Irmão Bastos desejava ardentemente ser batizado nas águas, e no dia 1º de maio de 1938 seria a inauguração do tanque batismal, mas seu pai não deixou sair de casa. Porem no dia 31 de julho do mesmo ano, aqui mesmo no templo central, nosso irmão foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pelo dinâmico presbítero e vise-presidente da igreja, João Olegário Rodrigues. O Senhor o batizou com o espírito Santo no dia 29 de julho de 1939, e nesse mesmo ano começou a cooperar ativamente no trabalho do Senhor, passando no dia 17 de dezembro a lecionar uma classe da escola Bíblica Dominical.
No dia 05 de maio de 1940 foi designado para a função de tesoureiro da então congregação do Mucuripe, hoje Varjota. E com a transferência do Pastor Antonio Gomes Barbosa para pastorear a igreja de São Luiz do Curú, irmão Bastos assumiu interinamente e depois definitivamente a direção da congregação de Varjota. Convém salientar que o Bastos dirigiu como solteiro a congregação, casando-se posteriormente com a senhora Teresinha Felix Pereira, crente no senhor Jesus desde os 09 anos de idade, e que fora sua aluna da Escola Bíblica.
No dia 09 de setembro de 1948, por designação do Pastor Jose Teixeira Rego, foi consagrado ao diaconato, e no dia 22 de novembro de 1951 foi autorizado Evangelista, sendo enviado a pastorear a igreja em Betânia, Itapipoca-ce, cargo que assumiu no 1º de dezembro de 1951. Exercendo sua nova função agora no interior do Estado, esforçou-se sobremaneira para atender as grandes necessidades espirituais e muitas vezes materiais do enorme campo de evangelização que estava sob sua responsabilidade. Sob sua gestão foram construídos os templos em Burutizal, Moitas e Trairí, sendo também fundador do trabalho em Itapipoca onde comprou um grande terreno para a construção de um belo templo. Reformou o templo sede em Betânia, e viajando à cavalo visitava os irmãos mesmo nos lugares mais distantes, realizando outros importantes trabalhos tendo o reconhecimento destes irmãos pelo seu serio trabalho de dedicação.
Em 1953, por ocasião da Convenção Estadual realizada em Fortaleza, foi consagrado a Pastor em cerimônia oficializada pelo Pastor Jose Teixeira Rego, e o missionário Nels Nelson, isto na tarde de 06 de Setembro.
Depois de nove anos de profícuo pastorado em Betânia, o Pastor foi convocado pelo Missionário Nels Nelson e o ministério para servir ao senhor na Igreja em Fortaleza, aqui chegando no dia 22 de dezembro de 1960, trabalhou um ano com muito esforço e dedicação co o Pastor Armando Chaves Cohen, e com a saída deste para Belém do Para, ficou ao lado do Pastor Emiliano Ferreira da Costa, trabalhando como co-pastor e vice-presidente da igreja. E com a partida do pastor Emiliano para a gloria, no dia 01 de maio de 1985, assumiu a presidência da igreja e da convenção Estadual. E hoje o grande numero de pastores, obreiros, templos e o extenso rol de membros da Igreja Evangélica Assembléia de Deus templo Central, mostram a aprovação de deus ao seu trabalho. Durante seus anos de pastorado pastor Bastos tem deixado por onde passa sua marca registrada que é o amor pelas pessoas, simplicidade, o desapego as coisa materiais, o companheirismo sincero, e isso são coisa que nem as pessoas nem o tempo podem apagar. Pastor Bastos tem percorrido uma longa trajetória e não obstante as lutas e dificuldades encontradas no caminho, tem entregue sua vida totalmente nas mãos de Deus, e diante de tudo isso certamente pode dizer como Samuel: ate aqui tem nos ajudado o Senhor.

Biografia concedida pelo Pr. Ismael Felix pereira ao informativo semanal da igreja.

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - FORTALEZA - CEARÁ

Cultos mensaias

Domingo 09:00h - Escola Bíblica Dominical
Domingo 19:00h - Culto público
Sexta-feira 19:00h - Culto de ensino
Sábado 19:00h - Reunião dos professores da EBD

Cultos e reuniões semanais


3° domingo 19:00h - Culto de Missões

1ª segunda-feira 19:00h - Culto da Santa Ceia
2ª segunda-feira 19:00h - Culto da Mocidade
3ª segunda-feira 19:00h - Culto Administrativo
1ª quarta-feira 19:00h - Culto da família
2ª quarta-feira 19:00h - Culto das Nações
3ª quarta-feira 19:00h - Culto das Senhoras
4ª quarta-feira 19:00h - Culto de Avivamento
Como chegar:


Rua Tereza Cristina, Nº 673, Centro, Fortaleza - CE - BRASIL - CEP: 60015-140 - PABX (0xx85) 4008 5200 assedeus@veloxmail.com.br

3 Comentários

  1. que DEUS continue abençoar a vida do querido pastor

    ResponderExcluir
  2. Foi um grande homem de Deus !
    Nos deixou um grande história de vida com Cristo e um exemplo de vida !

    ResponderExcluir
  3. Foi um grande homem de Deus !
    Nos deixou um grande história de vida com Cristo e um exemplo de vida !

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato